EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6516
Tipo: Artigo
Título: O CENÁRIO DE PESCADORES DE GUAÍRA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E LINGUAGEM
Autor(es): BORSTEL, CLARICE NADIR VON
SEIDE, MÁRCIA SIPAVICIUS
LAVERDI, ROBSON
DUARTE, GENI ROSA
Resumo: Este projeto focaliza a cultura de pescadores, enquanto modo de viver, lazer, linguagem em suas práticas sociais de espaço e tempo, através da história oral e da etnografia social. Enfocando um grupo de pescadores profissionais de fronteira Brasil/Paraguai e da divisa dos estados do Paraná/Mato Grosso Sul, na cidade de Guaíra, Paraná. Analisa-se este estudo explicativa e interpretativamente sob o olhar de viver vs fazer, encontro vs desencontros e como estes profissionais se mantêm enquanto associações. Assim como, também, observam-se e analisam-se os usos da língua de uma forma bidialetal quanto aos elementos prosódicos, segmentais (fonéticos e fonológicos) e lexicais. E, como estes profissionais da pesca que, devido à interação entre o grupo no seu dia-a-dia, desenvolvem a interação comunicativa entre eles. Em todo este cenário cultural (de história, memória e linguagem) faz-se o levantamento de dados da história de vida em seu cotidiano profissional, a oralidade e a existências de várias variáveis lingüísticas no tempo real, trazendo-se à discussão língua natural, variantes lingüísticas e dialetos do português brasileiro, sob a concepção da história e da sociolingüística. Em suma, a nossa contribuição, como se pode esperar de uma pesquisa de base etnográfica social, quando a pesquisa transita entre a teoria com base em estudos da história, memória e da sociolingüística/pragmática e a de práticas do cotidiano deste grupo de pescadores, tendo a contribuição de professores do Curso de História e de Letras, do CCHEL e do CEPEDAL da Unioeste, uma contribuição para aportes de pesquisa para os de história e ao ensino.
Palavras-chave: Bidialetalismo
Hibridização lingüística e cultural
História
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6516
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
clarisse_nadir_von_borstel.pdf275.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.