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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6513
Tipo: | Artigo |
Título: | UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP SOBRE A HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO. |
Autor(es): | GOMES, Alberto Albuquerque MENDES, Cíntia Cristina Teixeira |
Resumo: | O trabalho apresentado é o resultado preliminar de uma pesquisa em nível de mestrado em educação que tem como objetivo compreender e analisar as representações sociais que os professores do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª série) da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente tem sobre o momento de formação na escola que é a HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Obtivemos alguns dados através de um questionário e de entrevistas semi-estruturadas, analisados através de técnicas de análise de conteúdo e dos aportes teórico metodológicos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici que revelam algumas evidências que poderão apontar quais as representações desses profissionais. Para os professores a HTPC é um momento de formação importante, porém, a forma como tem sido conduzido e organizado tem gerado o desinteresse e a desmotivação dos profissionais. Os fatores destacados pelos mesmos para justificar tal posição são: o perfil dos profissionais que gerem esse momento de formação, a carga burocrática de atividades que são realizadas nesse momento, sobrepondose às questões da prática pedagógica e as relações interpessoais e o sentimento de desvalorização e ou não pertença que os profissionais têm em relação à instituição. Essas impressões nos levam a refletir sobre: Quais têm sido os pontos de partida e de chegada da formação em serviço de professores? Temos um projeto de formação contínua? Qual o modelo de formação de professores que temos como referência para nossas ações? Essas são algumas das questões sobre as quais temos nos debruçado no trabalho ora apresentado que está em fase de qualificação . |
Palavras-chave: | Escola Formação de professores Políticas públicas Representações sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6513 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
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