EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6513
Tipo: Artigo
Título: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP SOBRE A HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO.
Autor(es): GOMES, Alberto Albuquerque
MENDES, Cíntia Cristina Teixeira
Resumo: O trabalho apresentado é o resultado preliminar de uma pesquisa em nível de mestrado em educação que tem como objetivo compreender e analisar as representações sociais que os professores do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª série) da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente tem sobre o momento de formação na escola que é a HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Obtivemos alguns dados através de um questionário e de entrevistas semi-estruturadas, analisados através de técnicas de análise de conteúdo e dos aportes teórico metodológicos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici que revelam algumas evidências que poderão apontar quais as representações desses profissionais. Para os professores a HTPC é um momento de formação importante, porém, a forma como tem sido conduzido e organizado tem gerado o desinteresse e a desmotivação dos profissionais. Os fatores destacados pelos mesmos para justificar tal posição são: o perfil dos profissionais que gerem esse momento de formação, a carga burocrática de atividades que são realizadas nesse momento, sobrepondose às questões da prática pedagógica e as relações interpessoais e o sentimento de desvalorização e ou não pertença que os profissionais têm em relação à instituição. Essas impressões nos levam a refletir sobre: Quais têm sido os pontos de partida e de chegada da formação em serviço de professores? Temos um projeto de formação contínua? Qual o modelo de formação de professores que temos como referência para nossas ações? Essas são algumas das questões sobre as quais temos nos debruçado no trabalho ora apresentado que está em fase de qualificação .
Palavras-chave: Escola
Formação de professores
Políticas públicas
Representações sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6513
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cintia_cristina_teixeira_mendes.pdf204.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.