EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6506
Tipo: Artigo
Título: UMA LEITURA DO PROFETA MIQUÉIAS
Autor(es): MACIEL, Cássia Giseli Beraldo Pereira
GONÇALVES, Marcelo Aleixo
Resumo: O profeta Miquéias escreveu para os habitantes de Judá, com o propósito de adverti-los de que, caso não se arrependessem de seus pecados, o juízo iminente de Deus recairia sobre eles, porque haviam rejeitado sua lei e seu amor. Porém, o profeta animava a uma minoria esperançosa de que Deus não destruiria toda a nação para sempre, oferecendo com certeza a restauração. Numa pesquisa bíblica, temos que o profeta Miquéias foi contemporâneo do profeta Isaías. Ambos pregavam a iminência de um desastre contra Judá, por causa do estilo de vida que estavam tendo. A opressão era muito grande por parte dos ricos sobre os pobres. A mensagem de Miquéias muito se aproxima também da mensagem bíblica de Amós. Ele foi um profeta com voz forte contra os líderes de Jerusalém que pervertiam o Direito e usavam falsas profecias. É considerado pela Teologia como um dos “profetas menores”. Sua mensagem é extremamente profunda e abrangente, tratando de várias questões sociais como a posse da terra e a corrupção nos tribunais, a ética que deve pautar uma nação e questões teológicas que podem ser encontradas em seu livro. Se alguma vez nos perguntamos como é possível a fé se encaixar numa sociedade cada vez mais corrupta e violenta, conseguiremos identificar-nos com a mensagem desse livro. Se Deus parece distante e sem envolvimento conosco, Miquéias nos faz lembrar que Ele ainda se importa com os que optam por permanecer fiéis a Ele e lhes oferece esperança. Ler este livro nos faz lembrar que Deus continua ativo neste mundo e não permitirá que o pecado prejudique os seus propósitos. Em Miquéias devemos buscar a beleza de deus e sua misericórdia, mesmo que para nós este amor tenha que ser em forma d justiça, porque somos pecadores. O objetivo da pesquisa é tentar analisar o contexto histórico do período bíblico para compreender as razões do juízo de Deus sobre os homens desonestos e impiedosos da sociedade. Também tem como objetivo específico efetuar a leitura do capítulo 2 do livro de Miquéias como aplicar a mensagem bíblica nos dias atuais. A metodologia é a histórico social, pois ao ser analisado o período histórico, o contexto social em que Miquéias viveu, os problemas de sua sociedade, poderemos ter uma visão geral do período, que abrange o ano de 750-686 a C. O referencial teórico se pauta na bibliografia teológica e histórica disponível, bem como a Bíblia. Espera-se que sta pesquisa desperte o interesse da sociedade, ara a importância de Deus em nossas vidas, e reconhecer que Ele é o único instrumento de libertação, salvação, redenção e santificação que podemos esperar e almejar. Este é o discurso religioso.
Palavras-chave: Arrependimento
Juízo e restauração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6506
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassia_gilesi_beraldo_pereira_maciel.pdf206.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.