EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505
Tipo: Artigo
Título: A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): GERVAZIO, Caroline de Souza
LACANALLO, Luciana Figueiredo
ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de
Resumo: Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino de artes
Imagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caroline_de_souza_gervazio.pdf226.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.