EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6504
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS NO MUNICIPIO DE NOVA ESPERANÇA.
Autor(es): MENDONÇA, Carolina Pereira
RODRIGUES, Beatriz Egea
MATEUS, Daiane
FURONI, Marlon Bruno
BRAVO, Rozimar Spurio Garcia
Resumo: A prevalência global de desnutrição em pacientes com câncer chega a 90% dos casos, dependendo do tipo e localização do tumor. A perda de peso involuntária é geralmente um dos primeiros sinais do paciente com câncer. Os aspectos nutricionais destes pacientes devem ser sempre avaliados, buscando-se uma possibilidade terapêutica. Sendo assim esse trabalho visou avaliar as condições nutricionais dos pacientes oncológicos através da Avaliação Subjetiva Global do estado Nutricional. O levantamento de dados foi realizado no período de maio a junho no município de Nova Esperança no ano de 2007. Realizamos visitas domiciliares a 16 pacientes cadastrados no Programa Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Vila Regina. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente verificando – se a ocorrência de problemas gastrintestinais e alterações na capacidade funcional. Os resultados mostram que 75% dos entrevistados apresentaram perda de peso nos últimos seis meses, no que se refere à ingesta alimentar 56% classificaram sua dieta como alterada, onde o tipo de alimentação varia, sendo que 34% referem alimentar – se de pouca comida sólida. No que se refere aos principais problemas enfrentados à dor prevalece com 19%, seguido de náusea e vômito com 14% cada. Quanto a renda familiar 75% dos pacientes vivem com a quantia de 2 salários mínimos, e em 56% encontramos um número de 4 pessoas por residência, o que atinge inclusive a população que obtém baixa renda familiar. E em 62% dos casos verificamos que os pacientes ainda conseguem realizar tarefas cotidianas.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Desnutrição
Oncologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6504
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolina_pereira_mendonca.pdf238.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.