EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6499
Tipo: Artigo
Título: CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA LABORAL PARA A MELHORIA DA CONDIÇÃO FÍSICA DOS ORIENTADORES DE ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO (EstaR) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Autor(es): PIERINI, Carina Cristiane Teodoro
FARIA, Terezinha Gomes
Resumo: Com a modernização, algumas empresas aumentaram a carga de trabalho exigindo muito de seus funcionários, provocando um aumento no número de doenças causadas pelo excesso de atividades realizadas no trabalho diariamente. Com isso surgiu a preocupação em prevenir essas doenças e programas de atividades físicas e de lazer foram implantadas para incentivar a sua prática e conseqüentemente a melhora na qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi investigar as principais contribuições da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho do Estacionamento Rotativo Regulamentado (EstaR) da Prefeitura Municipal de Maringá Paraná, cujas principais ocorrências estão ligadas ao trabalho de orientador de trânsito nas ruas, com a função de fiscalização. A amostra foi composta por quinze orientadores de estacionamento, de ambos os gêneros, praticantes da ginástica laboral, com faixa etária de dezoito a cinqüenta e cinco anos. Para avaliação do ambiente de trabalho e da ginástica laboral implantada neste setor da Prefeitura Municipal de Maringá, foram aplicados os questionários de Ranney (2000) para avaliar as condições de trabalho e de Mendes (2000) para identificar os resultados da Ginástica Laboral. Concluiu-se com este estudo, que a prática da ginástica laboral trouxe resultados positivos para os orientadores do Estacionamento (EstaR) tanto no que diz respeito à saúde física quanto à melhoria do autoconceito. Portanto, confirmando e reforçando que a prática da ginástica laboral tem se destacado como a principal ferramenta na prevenção de lesões ligadas ao ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Ginástica laboral
Trabalhadores
Benefícios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6499
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carina_cristiane_teodoro_pierini.pdf389.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.