EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6496
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DA RECREAÇÃO E LAZER COMO ELEMENTOS AUXILIARES NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE DOENTES MENTAIS DE MARINGÁ-PR
Autor(es): ROCHA, Bruno Ribeiro da
MAIA, Diego Fernandes
MARTINS JUNIOR, Joaquim
Resumo: Este estudo visa analisar a importância da recreação e do lazer sobre a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças mentais de um hospital psiquiátrico de Maringá-PR. Trata-se de uma pesquisa descritiva cujos resultados demonstraram que as práticas de atividades prazerosas e criativas podem contribuir para a recuperação dessa população bem como inseri-los de volta ao meio social. A coleta dos dados demonstrou que as atividades de recreação e lazer conseguem gerar nos pacientes sensações de bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal, bem como, a satisfação das suas necessidades básicas em termos de sociabilidade e afetividade. Ao final, foi possível concluir que a prática destas e de outras atividades semelhantes, tais como os jogos cooperativos, artesanato e atividades físicas contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, em função dos benefícios físicos, psicológicos e sociais dela emanados, com influência positivas no seu processo de recuperação.
Palavras-chave: Doentes mentais
Qualidade de vida
Recreação e Lazer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6496
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruno_ribeiro_da_rocha.pdf221.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.