EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6488
Tipo: Artigo
Título: INCIDÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS EM ALFACES COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE APUCARANA, PR – Resultados Parciais
Autor(es): VIOL, Bárbara M.
COSTA, Ivete C.
TOZATO, Heloísa C.
Resumo: A contaminação por enteroparasitos no Brasil constitui um sério problema à saúde pública, sendo a ingestão de alimentos contaminados por ovos, larvas ou cistos de parasitos uma forma comum de adquiri-las. Visando comparar e investigar a contaminação de hortaliças por parasitas, este trabalho tem por objetivo analisar amostras de verduras comercializadas na cidade de Apucarana, PR. As alfaces foram desfolhadas e lavadas em solução lauril-sulfato-triptose a 1% esterilizada. A solução foi mantida em geladeira por 24h e oito lâminas de cada amostra foram examinadas e comparados os resultados com o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram analisadas 65 amostras de alface no primeiro semestre de 2007. Foi encontrado 90% de cistos de Entamoeba sp.; Giardia sp. apenas um cisto e Endolimax sp. 9%. Com relação aos helmintos foram constatados 57% de Ascaris sp. 30% de Ancilostoma sp.; 9% Hyminoleps sp. e dois ovos de Taenia sp. e dois de Dipylidium cf. caninum (4%). A contaminação por cistos de Entamoeba sp. foi maior que a dos outros parasitos (p<0,05), Não foram encontradas diferenças entre a contaminação dos outros parasitos (p>0,05). Este constitui o primeiro estudo dos parasitos encontrados em alfaces comercializados na cidade de Apucarana, PR.
Palavras-chave: Alfaces
Doenças parasitárias
Helmintos
Protozoários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6488
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
barbara_milena_viol2.pdf245.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.