EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6485
Tipo: Artigo
Título: GANHO DE PESO E MENSURAÇÕES CORPORAIS EM BEZERROS MACHOS DA RAÇA HOLANDESA, SUBMETIDOS A DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS DE COBERTURA PARA BEZERREIROS INDIVIDUAIS MÓVEIS
Autor(es): ALMEIDA, Augusto César Ferreira de
SARAN, Juliana Cristina
SANTOS, Geraldo Tadeu dos
BARBOSA, Orlando Rus
Resumo: Foi avaliado o desempenho de bezerros machos da raça holandesa considerando o ganho de peso diário (kg/dia), o consumo diário de concentrado (kg/dia), altura da cernelha, altura da garupa e perímetro torácico. O experimento foi conduzido no Setor de Bovinocultura de Leite da Universidade Estadual de Maringá, em Iguatemi PR. Foram utilizados 15 bezerros distribuídos nos seguintes tratamentos: T1 - abrigo individual móvel fechado nas três laterais com tábuas de 30 cm de largura coberto com telha de zinco; T2 - abrigo individual móvel fechado nas três laterais com bambu com cobertura de sombrite malha de 50%; T3 - abrigo individual móvel fechado nas três laterais com bambu cobertos com telha ecológica. Todos os animais receberam a mesma ração concentrada e a mesma quantidade de leite. Não houve diferença significativa entre os tratamentos em relação ao consumo diário de concentrado, ganho de peso diário e altura da cernelha. Porém, a altura da garupa aos 60 dias de idade apresentou diferenças significativas entre os tratamentos, onde se observou que os animais que permaneceram nos abrigos cobertos com telhas ecológicas tiveram o melhor desempenho em altura.
Palavras-chave: Abrigos individuais
Bezerros holandeses
Desempenho de bezerros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6485
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
augusto_cezar_ferreira_de_almeida.pdf249.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.