EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6484
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO NUTRIONAL DE CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR.
Autor(es): CARVALHIS, Andréia Barbosa
SAMPAIO, Arlinda Jesus
ALVES, Bruna Diana
STEINCHK, Juraci de Fátima
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2006) a obesidade, já encarada em todo o mundo como epidemia, atinge 6 milhões de jovens brasileiros. O objetivo do projeto foi avaliar as condições nutricionais de crianças em idade escolar. Realizado através de pesquisa quantitativa exploratória, tendo como sujeitos do estudo 60 crianças entre 5 a 11 anos de idade. Para o procedimento garantiu-se, previamente, o perfeito funcionamento da balança, para informar o peso da criança o mais exato possível, colocamos a criança no centro do equipamento, ereto, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo, mantendo a criança parada nesta posição. Coletamos os dados peso/estatura da mesma. Os dados foram classificados de acordo com os pontos propostos por Must (1991) que definem como sobrepeso crianças entre os percentiis 75 e 95, e obesas com percentil acima de 95. Que apresentou as seguintes situações: sobrepeso em 8,33% (n = 5) das crianças do sexo masculino e 3,33(n = 2) das crianças do sexo feminino, a obesidade aparece em 5% (n = 3) das crianças do sexo masculino e 1,66% (N = 1) das crianças do sexo feminino. O estudo mostrou uma realidade diferente, a evidência da necessidade de estudos populacionais e clínicos que orientem a adoção de critério único para assistência e planejamento em saúde e nutrição. Sugerimos a elaboração de um projeto para acompanhamento nutricional. Assim como programa que possa acompanhar os agravos a saúde associados à alimentação inadequada.
Palavras-chave: Nutrição
Obesidade
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6484
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arlinda_de_jesus_sampaio.pdf239.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.