EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6483
Tipo: Artigo
Título: ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE: UMA ANÁLISE DA CULTURA DE APRENDIZAGEM NO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Autor(es): PEREIRA JÚNIOR, Antônio
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Resumo: Devido às rápidas mudanças no mercado e a competitividade acirrada, o modelo de organização que aprende tornou-se indispensável às empresas que desejam se diferenciarem no mundo dos negócios. As universidades, não podem ficar alheias a esse novo paradigma. O objetivo desta pesquisa foi verificar a cultura de aprendizagem existente no Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com os funcionários do referido departamento, professores e técnico-administrativos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas co-relacionadas com as cinco disciplinas propostas por Peter Senge. O universo da pesquisa foi de 36 funcionários para uma amostragem de 47% destes. Os dados coletados demonstram que 52,94% dos respondentes julgam que na maioria das vezes as informações fluem de maneira eficiente no departamento. Com relação à capacitação, 47,06% responderam que havia preocupação com relação à capacitação de docentes, no entanto, quanto aos técnicos, precisam de uma atenção maior. Em relação à cooperação, 88,24% das respostas apontaram para um clima de cooperação satisfatório e, por fim, a criatividade foi também analisada resultando uma porcentagem de 76,47% para um clima de cooperação positivo no departamento. Assim, pode-se constatar pelos resultados da pesquisa que existe um ambiente com tendências propícias à aprendizagem organizacional, porém, há uma necessidade de se trabalhar os itens que obtiveram uma porcentagem inferior, os quais, não podem ser desconsiderados, uma vez que são fundamentais para absorção e difusão da aprendizagem organizacional.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Competitividade
Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6483
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonio_pereira_junior.pdf238.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.