EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482
Tipo: Artigo
Título: DAS RUAS AOS GALPÕES
Autor(es): RIPARI, Angélica
AMORIM, Cleyde
Resumo: Este trabalho aborda a relação existente entre catadores de lixo e sociedade – representada por organizações que se dispõem a auxiliá-los – ressaltando a visão dos primeiros em relação a sua própria atividade, tendo como objeto de observação o panorama desta relação, na cidade de Maringá. A discussão parte dos pressupostos encontrados nos discursos das organizações que consideram os sujeitos em questão como seres apolitizados que precisam de intervenções por parte de políticas públicas de convencimento, pois somente assim poderão se tornar cidadãos. O exemplo mais recorrente são as cooperativas, onde a iniciativa de constituição e a organização da atividade dos catadores, em geral, partem de uma ação externa. Na análise de tais questões, há um foco na identidade dos catadores, tomando-os como grupo de pessoas com contextos sociais e motivações semelhantes. Busca-se a autocompreensão de suas atividades e suas justificativas para, somente assim, formular qual o real problema social que, até então, por não dar o devido valor à visão dos próprios sujeitos perde uma parcela considerável da realidade. As considerações partem da coleta de depoimentos, utilizando a análise de discursos, através da entrevista de três vozes: os catadores não cooperativados; os catadores cooperativados; e os membros das organizações de auxílio aos catadores. Com essas entrevistas, observa-se as relações de poder existentes, assim como a percepção do problema por três perspectivas participantes desse ambiente. Paralelamente, nota-se com ressalva a diferença do discurso do cooperativados e do não cooperativado e suas explicações para tal discriminação. Em suma, a pesquisa questiona a autoridade existente na relação entre sociedade e catador, assim como o contexto que motiva as considerações acerca dos catadores e o entendimento por parte deles das mesmas.
Palavras-chave: Catadores de lixo
Cooperativas
Identidades coletivas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelica_ripari.pdf207.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.