EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6475
Tipo: Artigo
Título: A TRANSIÇÃO DO MUNDO SENSÍVEL AO INTELÍGIVEL NA VISÃO DE PLATÃO E NA MATRIX
Autor(es): SOUZA, Thays Pretti de
RODRIGUES, Angela Aparecida
IRYIODA, Luciane dos Santos
Resumo: O que é realidade? O que é ilusão? Esse sempre foi um dos grandes questionamentos de todos os tempos, ocupando a mente de pensadores e filósofos desde a mais remota antiguidade e permanecendo até a atualidade como questões insolúveis e controversas. Sócrates, em um diálogo com seu discípulo Glauco, inserido no livro VII de “A República”, de Platão, nos mostra, com a alegoria da Caverna, que aquilo que definimos por “realidade” muitas vezes é apenas uma sombra da verdadeira realidade, que desconhecemos. Análoga a essa teoria temos o tema desenvolvido em um dos mais famosos filmes já produzidos, Matrix (The Matrix), com direção e roteiro de Andy e Larry Wachowski. Lançado nos Estados Unidos no ano de 1999. Onde está a relação com o mito ou alegoria da caverna? A primeira afirmação decorre do fato de que o conhecimento vem ao encontro de todo aquele que busca o saber e a verdade, como se também o buscasse. As duas obras trazem referências da passagem de um mundo para outro, de um mundo sensível para um mundo inteligível, da caverna para a realidade. O presente artigo servirá como ferramenta facilitadora para o estudo do texto de Platão, que embora tenha sido escrito há séculos, mostra acontecimentos e fatos muito próximos à atualidade. O projeto em questão será dividido em três etapas de leitura, sendo a primeira da obra do filósofo, a segunda relacionada aos conceitos literários, bem como a estrutura de cada texto e, por conseguinte leituras que embasem o estudo do filme em questão, desde sua estrutura até os fatores análogos ao Livro VII. Feitas as leituras, será elaborado um esboço do artigo a ser produzido, em seguida, como última fase a produção do mesmo, finalizada com relatório. Ao final do projeto, espera-se obter, com uma linguagem clara e acessível, respostas para as obscuridades de cada obra, que em uma primeira leitura, ficam subentendidas, pois trata-se de escritos filosóficos complexos. Todas as informações contidas no mito, no filme e em outras obras semelhantes, como a história alegórica de Alice no país das maravilhas, guardam, além de estreita relação entre si, uma total semelhança ao que presenciamos desde muito tempo em nossa sociedade. Nós, da mesma forma que os homens na caverna e Neo na Matrix, estamos aprisionados por uma falsa realidade, imposta pelos meios de comunicação em massa e ditada pela classe dominante. Recebemos o “diferente” com desconfiança, por ser uma ameaça ao nosso estado horizontal de estagnação mental, moral e física, o que acontece desde a época do próprio Sócrates, envenenado com cicuta por tentar alterar as estruturas da sociedade de seu tempo.
Palavras-chave: Matrix
Mito da caverna
Realidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6475
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_aparecida_rodrigues1.pdf212.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.