EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474
Tipo: Artigo
Título: IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
Autor(es): FRANÇA, Angela Andréia
DICHI, Isaias
Resumo: No Brasil, o envelhecimento populacional associado ao estilo de vida sedentária e modificações no padrão alimentar, como o aumento do consumo de açúcares e refrigerantes em detrimento das frutas, verduras e legumes, têm sido apontados como possíveis fatores envolvidos no incremento da ocorrência da obesidade nos últimos anos. Assim a obesidade têm se destacado como doença com grande prevalência, e, portanto, de extrema relevância, sendo causa de mortalidades. O presente estudo visa apresentar a importância de adotar o critério de índice glicêmico na dieta destes pacientes, pois a alimentação é de fundamental importância no controle desta. Dietas com baixo teor de gordura e alto conteúdo de fibras e carboidratos complexos têm sido recomendadas, no entanto, alguns carboidratos podem ser nocivos, pois elevam rapidamente a glicemia pós prandial, gerando desequilíbrio metabólico. Por esse fator o índice glicêmico vem sendo estudado, este classifica os carboidratos de acordo com a resposta fisiológica e revela que alimentos com baixo índice glicêmico produzem melhor controle da glicose e resposta insulínica. Assim, a utilização do índice glicêmico indica benefícios tanto preventivos como no tratamento da obesidade.
Palavras-chave: Carboidrato
Índice glicêmico
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_andrei_franca.pdf243.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.