EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6473
Tipo: Artigo
Título: CLASSIFICAÇÃO HEMERÓBICA DAS UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARÁ-CARÁ, PONTA GROSSA – PR
Autor(es): FREITAS, Andreza Rocha de
CARVALHO, Silvia Méri
Resumo: A apropriação dos ecossistemas por atividades humanas tem causado transformações significantes. Tentando avaliar e acompanhar as modificações causadas no uso da terra, surgem conceitos que servem de base para estudos desta natureza. O conceito de hemerobia é um deles e determina o grau de artificialidade e naturalidade do meio. A classificação adotada no presente trabalho foi sugerida por Jalas (1953): ahemeorobio (paisagens naturais ou de pequena interferência antrópica); oligohemeorobio (paisagens mais naturais do que artificiais); mesohemeorobio (paisagens mais artificiais do que naturais) e euhemeorobio (paisagens artificiais). O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar o grau de artificialidade e naturalidade da paisagem da bacia hidrográfica do rio Cará-Cará, em Ponta Grossa – PR. Para tanto, foi elaborado o mapa de uso da terra utilizando imagem de satélite Landsat 7. Após a elaboração do mapa de uso da terra foi possível a confecção da carta de hemerobia que foi analisada conforme o grau de interferência antrópica existente na área de estudo. Constatou-se que apenas 10,62% (777,36ha) da área da bacia enquadram-se na classe euhemeorobio que corresponde às áreas ocupadas por atividades urbanas e industriais, ou seja, áreas que mais sofreram interferência humana.
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Hemerobia
Rio Cará-Cará
Uso da terra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6473
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreza_rocha_de_freitas.pdf307.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.