EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6470
Tipo: Artigo
Título: DIAGNÓSTICO DA ATUAÇÃO GERENCIAL DOS LÍDERES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DA CIDADE DE MOSSORÓ - RN
Autor(es): LIMA, Andrea Kaliany da Costa
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Resumo: A liderança é um fenômeno social. Qualquer grupo social encontra em seu ambiente a liderança. Apesar, muitas vezes, de não saber reconhecer. A preocupação de definir liderança não é um problema atual. Existem, hoje, diversas teorias com este intuito. Vários são os pesquisadores que tentaram devanear por esta viagem. Poucos são aqueles que conseguiram bons resultados. A imagem de liderança está, muitas vezes, ligada à imagem de um líder. Esta figura que é tão requisitada nas diversas organizações que primam pelo progresso. Por isso, achamos incomensurável a tarefa de discutir sobre este assunto. Sendo assim, aborda-se a liderança alinhando os mais diversos conceitos existentes. Não esquecendo de definir os conceitos básicos de líder. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico da atuação gerencial dos líderes de uma instituição financeira em Mossoró – RN. Para isso, conceitos de vários autores consagrados foram trabalhados e seus conhecimentos sobre o tema foram integrados num contexto geral. Para a coleta dos dados foram aplicados 8 questionários com os gerentes desta instituição de forma a alcançar os objetivos da pesquisa. O universo da pesquisa foi de 8 gerentes para uma amostragem, portanto, de 100%. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Através da análise dos questionários, pode-se perceber que a instituição pesquisada apresenta uma concentração de poder na figura do gerente, pois 87,5% das respostas se centram nas duas primeiras respostas programadas, o que denota a falta de flexibilidade institucional e a falta de liberdade para os subordinados participarem e atuarem na organização.
Palavras-chave: Líder
Liderança participativa
Uso da autoridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6470
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreia_kaliany_da_costa_lima1.pdf55.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.