EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463
Tipo: Artigo
Título: ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
Autor(es): VILELA, Ana Teresa Cirigliano
MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva
FACURE, Murielle Moreira
Resumo: A pesquisa consiste na catalogação e estudo da produção arquitetônica da cidade de Uberaba (MG) do início do século XX, chamada “eclética”, a partir de uma amostragem de cem edificações. O ecletismo, embora não tenha avançado em termos construtivos, formado da mistura dos estilos históricos anteriores, teve grande importância enquanto estética construtiva das cidades industriais do século XIX e traduziu o gosto da nova burguesa. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, que no final do século XIX formaram um contingente de mão-de-obra branco, livre e assalariado. No caso de Uberaba, representou o período econômico do início do século XX marcado pela introdução do gado Zebu. A metodologia constou de uma parte teórica e outra empírica: a primeira consistiu no estudo das características da arquitetura eclética no Brasil e no Mundo, juntamente com as transformações da habitação durante a Revolução Industrial. A parte empírica teve início com o registro fotográfico e levantamento in loco das dimensões de cem edifícios na cidade e posterior desenho das plantas e fachadas em software especializado. A partir do material obtido, foram analisadas e comparadas as características físicas deste estilo com outras cidades, apresentando como resultando o mapeamento e caracterização destas edificações em Uberaba. A contribuição desta pesquisa se encontra na execução dos desenhos e pesquisa histórica de exemplares que não foram tombados pelo Patrimônio Público e nem apresentam registros técnicos, bem como na ampliação do acervo patrimonial arquitetônico mineiro, cuja ênfase tem sido dada apenas no Barroco e PósModernismo.
Palavras-chave: Arquitetura
Ecletismo
Habitação
Uberaba
Patrimônio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_teresa_cirigliano_villela.pdf47.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.