EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6458
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES BIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO ESSENCIAL OBTIDO DE Ocimum basilicum CULTIVADA EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE ADUBAÇÃO.
Autor(es): GONÇALVES, Ana Paula Cazangi
SILVA, Priscila Aparecida da
OLIVEIRA, Maislian de
CORTEZ, ucia Elaine Ranieri
Resumo: As plantas medicinais são utilizadas desde a antiguidade e estão se tornando cada vez mais importantes em relação à saúde humana. A OMS estima que 65-80% da população que vive em países subdesenvolvidos, depende essencialmente de plantas medicinais como tratamento primário à saúde. A planta aromática Ocimum basilicum L., conhecida popularmente como Manjericão, possui propriedades antifúngicas, antibacteriana e antiinflamatória. A atividade antimicrobiana do óleo essencial de Manjericão tem sido amplamente relatada, devido sua eficiência contra bactérias Gram-positivas. Tem sido utilizado na medicina tradicional no tratamento de dores de cabeça, tosse, diarréia, constipação, distúrbios hepáticos e também como inseticida. Diante do potencial farmacológico do Ocimum basilicum e da carência de informações sobre suas propriedades medicinais, busca-se com este trabalho obter melhor conhecimento quanto às atividades moluscicida, leshimânica, ansiolítica, anticonvulsivante e atividade microbiológica. O plantio foi realizado com diferentes adubações: Húmus de minhoca, NPK, além do canteiro controle. As mudas foram produzidas a partir de estacas de plantas sadias e foram cultivadas por cinco meses. Posteriormente as plantas serão medidas e depois cortadas para determinação do teor de matéria seca, fresca e rendimento do óleo essencial. O óleo essencial é extraído das flores e folhas pelo processo de destilação por arraste de vapor com duração de 3 horas. Os resultados obtidos até o momento, mostram que as diferentes adubações não interferiram no rendimento do óleo essencial extraído da planta. Já relacionando o óleo essencial obtido extraindo-se das flores e folhas, pode-se observar que, as folhas apresentaram um rendimento médio inferior (0,50%), comparativamente as flores (0,75%). Espera-se com as análises posteriores, uma avaliação mais conclusiva quanto à interferência das condições de cultivo, quanto ao rendimento do óleo essencial e biomassa da planta, bem como, as diferentes atividades farmacológicas.
Palavras-chave: Ocimum basilicum
Óleo essencial
Plantas aromáticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6458
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_cazangi_goncalves.pdf92.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.