EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6453
Tipo: Artigo
Título: A UTILIZAÇÃO DE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL PARA UMA RESIDÊNCIA
Autor(es): SILVA, Ana Cláudia Alves da
PIRULI, Polyana Catrine Bueno
Resumo: A construção auto sustentável relaciona o edifício com o ecossistema. Essa definição traz em um panorama geral os princípios de sustentabilidade das edificações, que consiste em preservar os recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental e o consumo de energia. Assim é possível prover um ambiente construído, com conforto físico, sadio e agradável. As mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global e a busca da preservação do meio ambiente insiste em adaptações, principalmente em edificações. O arquiteto como profissional criador de novos espaços, tem a responsabilidade de forçar a importância da redução do uso de energia e necessidade de compreensão e utilização dos recursos renováveis, bem como a preservação do meio ambiente. Este trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva tem o objetivo de demonstrar o aspecto sustentável na utilização de energia renovável em residência unifamiliar, bem como conceituar energia renovável, apresentar os benefícios proporcionados por esta tecnologia e demonstrar a utilização de aparelhos para uma residência. Os benefícios serão identificados e relatados através de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre energia solar, energia eólica e sistemas de captação de água. Por fim uma maquete residencial totalizando 100m2 irá mostrar a utilização dos três aparelhos mais eficientes para uso em uma residência unifamiliar. É almejado diminuir o consumo energético do edifício favorecendo o desenvolvimento e proteção ambiental, buscando assim uma melhoria na qualidade de vida. Além da concepção de uma consciência de habitar, ou seja, uma conexão entre o edifício e a consciência ecológica, proporcionando a aceitação dos recursos renováveis e o esclarecimento em relação à tecnologia dos sistemas estudados.
Palavras-chave: Aquecimento global
Energia renovável
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6453
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_claudia_alves_da_silva.pdf30.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.