EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6450
Tipo: Artigo
Título: “AVALIAÇÃO POSTURAL E ERGONÔMICA NOS RECLUSOS DA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ DURANTE O EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS”.
Autor(es): CEZARIO, Ana Carolina Forti
BARBOSA, Carmem Patrícia
NASCIMENTO, Jelson José do
BENTO, Natália Duarte
ARF, Nidia Mara
Resumo: Este trabalho realizou avaliações posturais e ergonômicas em 30 reclusos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) envolvidos nos mais diversos setores de laborterapia a qual é caracterizada como sendo a ocupação do tempo através do desenvolvimento de atividades profissionais. Por ser a laborterapia um incentivo amplo ao preso em vários aspectos, ela é amplamente incentivada pelas autoridades da PEM, porém a maioria das penitenciárias não dispõe de toda a infra-estrutura necessária para o perfeito funcionamento corpóreo podendo ocasionar desequilíbrios. O espaço físico dos vários setores de laborterapia bem como os equipamentos por eles utilizados não são os mais indicados segundo critérios ergonômicos propostos por Lianza (2001) e, além disso, não é qualquer equipamento que pode ter livre acesso à penitenciária por se tratar de uma área de segurança máxima. O presente trabalho pesquisou possíveis alterações posturais advindas da falta de orientação e condições físicas adequadas, tanto no ambiente de trabalho como em ambientes de longos períodos de permanência, de alguns reclusos da PEM. Este estudo foi realizado como uma pesquisa descritiva conforme Jerry e Nelson (2002) e foram feitas avaliações específicas posturais para verificar a existência de alterações proveniente das atividades profissionais executadas de forma incorreta e avaliar ergonomicamente o ambiente de trabalho dos reclusos. Conclui-se que os presos necessitam de adaptações ergonômicas simples que melhorem o posicionamento corporal e diminuam esforços gerais ligados ao desenvolvimento das atividades profissionais. Também há a necessidade de orientá-los de forma a otimizar a mecânica corpórea enquanto trabalham.
Palavras-chave: Ergonomia
Laborterapia
Postura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6450
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_carolina_forti_cezario.pdf48.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.