EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6449
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DO LEITE RECEBIDO PARA BENEFICIAMENTO EM MICRO USINA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Autor(es): AGUIAR, Ana Carolina de
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa dos
AGUIAR, Sílvia Cristina de
FEIHRMANN, Andresa Carla
Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar as propriedades físico-químicas do leite cru integral tipo C recebido para beneficiamento em uma usina situada na região Norte do estado do Paraná e verificar a porcentagem de produtores que produzem leite dentro dos valores estabelecidos pela Instrução Normativa 51 (I.N.nº51). Foram colhidas amostras dos leites recebidos pela micro usina e submetidas às análises físico-químicas e os valores obtidos foram comparados com os estabelecidos pela I.N.nº51. Os produtores foram convenientemente divididos em duas categorias de acordo com seu sistema de produção em pequeno produtor e médio produtor. Considerando todas as características analisadas, apenas 37,5% de todos os produtores forneciam leites que se enquadravam nos limites determinados pela Instrução. Dos classificados como pequenos produtores 40% produziam o leite que atendesse à I.N.nº51 e para os médios produtores apenas 33%.
Palavras-chave: Leite
Instrução normativa 51
Qualidade físico-química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6449
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_carolina_de_aguiar2.pdf51.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.