01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6443
Tipo: Artigo
Título: Da possibilidade da responsabilização civil do Estado na omissão do tratamento de saúde dos usuários e dependentes de drogas
Autor(es): LIMA, Marcelo Feitosa de
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar a Lei nº 11.303/2006 (Lei de Drogas) e discutir como é construída atualmente a relação do Estado brasileiro com o usuário de drogas/dependente químico. Entende-se a relação das drogas com o indivíduo enquanto problema relacionado a saúde pública e ainda como problema político-social. Busca-se também discutir as políticas públicas brasileiras enquanto propostas preventivas no enfrentamento e combate as drogas e a possibilidade de aplicação da responsabilidade civil do Estado brasileiro em uma eventual omissão no cumprimento dos deveres e das garantias em relação ao indivíduo drogadito previstos na Lei de Drogas e na Constituição Federal.
Abstract: The present work aims to analyze Law nº 11.303/2006 (Drug Law) and discuss how the relationship between the Brazilian State and the drug user/addict is currently constructed. The relationship between drugs and the citizen is understood as a problem related to public health and as a political-social problem. It also seeks to discuss brazilian public policies as preventive proposals in the fight and fight against drugs and the possibility of applying civil liability state in an eventual omission of the brazilian in the fulfillment of the duties and guarantees in relation to the drug addict provided for in the Drug Law and in the Federal Constitution.
Palavras-chave: Drogas
Saúde
Estado
Responsabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: LIMA, Marcelo Feitosa de. Da possibilidade da responsabilização civil do Estado na omissão do tratamento de saúde dos usuários e dependentes de drogas. Universidade Cesumar - Unicesumar: Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6443
Data do documento: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, MARCELO FEITOSA DE.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Direito da UniCesumar – Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Direito sob a orientação do Prof.ª Ms. Aline Gabriela Pescaroli Casado.251.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.