EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6422
Tipo: Artigo
Título: METODOLOGIA ALTERNATIVA DE CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO NO SETOR DE HEMATOLOGIA DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ
Autor(es): BARBOSA, Alyne
CHAVES, Michele Ana Flores
REBECCA, Marcelo Alessandro
Resumo: A necessidade de segurança dos resultados na determinação de constituintes biológicos num laboratório clínico determina a adoção de sistemas eficientes de controles que permitam confiabilidade nos resultados. Devido a importância do hemograma dentro do estabelecimento do diagnóstico e prognóstico torna-se evidente controlar a qualidade de seus resultados. Sendo assim, o trabalho propôs uma metodologia alternativa para o controle de qualidade interno no setor de Hematologia do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), visando o emprego de uma metodologia de fácil operação e baixo custo envolvendo os equipamentos utilizados na rotina do laboratório. Foram utilizados para este estudo amostras de sangue venoso de indivíduos internados no HUOP. O hemograma foi processado em contador de células automatizado. Imediatamente após o processamento das amostras, estas foram acondicionadas sob refrigeração a 4ºC. Após 24, 48 e 72 horas de refrigeração, as amostras foram re-processadas no mesmo contador de células, visando estabelecer a preservação dos parâmetros hematológicos. Os resultados das contagens dos elementos celulares após 24 horas são aceitáveis, pois não foram estatisticamente diferentes daqueles do material original (imediatamente após a coleta), pois o sangue não sofre grandes transformações. Entretanto os resultados dos hemogramas após 24, 48 e 72 horas, foram considerados inadequados devido a mudanças no estado geral de sua composição. Nossos resultados demonstram que a refrigeração da amostra de sangue utilizada para realização do hemograma pode ser usada como parâmetro para calibração do aparelho e confiabilidade do resultado emitido, sendo ma alternativa viável, econômica e confiável.
Palavras-chave: Controle de qualidade interno
Hemograma
Preservação de células
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6422
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alyne_machado_barbosa.pdf56.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.