01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/642
Tipo: Artigo
Título: Percepção do paciente em relação ao autocuidado em clínica de hemodiálise e a necessidade de orientações da equipe de enfermagem
Autor(es): ROCHA NETA, Elisa Matozo da
ROCHA, Lethicia Esthefani
Primeiro Orientador: BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Abstract: Introdução: a insuficiência renal crônica (IRC) é considerada uma doença irreversível, da qual pode apresentar desequilíbrios psicológicos e físicos, podendo assim comprometer a qualidade de vida dos pacientes. O autocuidado com a saúde de pacientes diagnosticados com IRC em tratamento de hemodiálise vem se tornando um problema observado na saúde atualmente, que abrange os pacientes e as informações dos profissionais da saúde. Objetivo: identificar a percepção ao autocuidado dos pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica (IRC), que são submetidos ao tratamento de hemodiálise e avaliar através do relato do mesmo as orientações ofertadas pela equipe de enfermagem durante o tratamento. Metodologia: realizada uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa do tipo descritiva-exploratória simples, com pacientes acima de 18 anos de idade, que realizam tratamento de hemodiálise em um hospital especifico de médio porte localizado no sul do Paraná, utilizou-se um questionário especifico semiestruturado que tem a finalidade de identificar déficits na saúde do paciente analisando os mais prejudiciais a qualidade de vida dos mesmos. Resultados: certificou-se que o nível de autocuidado e de informações passada ao paciente sobre o procedimento de hemodiálise tem estrita relação com as informações que são repassadas pela equipe de enfermagem, tendo esta a autonomia de melhorar a percepção do paciente sobre sua saúde. Conclusão: o profissional de enfermagem se faz integrante fundamental no tratamento da hemodiálise, seja através de cuidados como também na prestação de informações e orientações ao paciente, melhorando assim seu prognóstico e estado de saúde a curto e longo prazos.
Palavras-chave: Diálise Renal
Autocuidado
Cuidados de Enfermagem
Insuficiência Renal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/642
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso TCC - artigo..pdfPDF620.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.