EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6419
Tipo: Artigo
Título: A PESQUISA SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: TENDÊNCIAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Autor(es): VIEIRA, Almir Martins
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo analítico-interpretativo a respeito da pesquisa sobre cultura organizacional em instituições de ensino, por meio de levantamento da produção acadêmica em forma de teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas nos programas de pós-graduação em Administração e Educação do Brasil, tomando por base o período de 1990 a 2005. O levantamento indicou 9 teses e 25 dissertações produzidas no período em referência, cuja análise permitiu identificar as tendências teóricas e metodológicas assumidas pelos pesquisadores. Para tanto, foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, caracterizando o trabalho enquanto pesquisa da pesquisa, assemelhando ao chamado estado da arte ou estado do conhecimento. Os dados revelaram que as pesquisas apresentam como referencial teórico predominante a escola americana, enquanto a abordagem metodológica mais utilizada é a qualitativa, com destaque para os estudos de caso. Em sua maioria, as instituições de ensino tomadas como objeto de estudo pertencem ao nível superior, havendo certo equilíbrio entre instituições públicas e particulares. Constata-se que há uma produção acadêmica sobre a temática sem, no entanto, existir uma disseminação dos estudos entre os pesquisadores que se propõem investigá-la, fato que, muitas vezes, faz com que algumas pesquisas tenham propostas e resultados semelhantes. Outra indicação é a falta de um modelo brasileiro para análise da cultura organizacional em instituições de ensino, evidenciando-se os traços culturais do país.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Instituições de ensino
Produção acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6419
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
almir_martins_vieira.pdf45.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.