EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6418
Tipo: Artigo
Título: ATRIBUTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E MINERALÓGICOS DA FRAÇÃO ARGILA NATURAL E DESFERRIFICADA DO HORIZONTE-B DE SOLOS DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): HOEPERS, Allan
VILAR, Cesar Crispim
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
FURUYA, Ernâni Massao
Resumo: Os solos mais intemperizados apresentam mineralogia dominada por minerais com cargas dependentes do pH, são ácidos e com grande capacidade adsortiva. Principalmente de fosfato, aumentando com isso, a quantidade à adicionar de adubos fosfatados na agricultura. Dentre os minerais presentes nesses solos, os óxidos e hidróxidos de alumínio são os principais responsáveis pela adsorção do fósforo. Esta é usualmente aferida pela capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP). A CMAP foi determinada na fração argila natural (CMAPN) e desferrificada (CMAPD) de 20 amostras do horizonte-B de solos do estado do Paraná. Neste trabalho fez-se determinações de formas de ferro e alumínio pelo método ditionito-citrato-bicarbonato (DCB) e pelo método do oxalato ácido de amônio (OAA), na fração argila natural e desferrificada. Além disso, avaliou-se a área superficial especifica (ASE) da fração argila desferrificada. Foram feitas relações entre a CMAPD e os outros atributos analisados. Os teores de ferro e alumínio, assim como as capacidades máximas de adsorção de fósforo tiveram grande amplitude, variando de 2193 a 518 µg g-1 e 2083 a 199 µg g-1 para CMAPN e CMAPD respectivamente. A CMAPD apresentou uma tendência de ser maior quanto maior a ASE. Os teores de ferro e alumínio pouco cristalinos tiveram maior correlação com a CMAPD, com destaque para os últimos.
Palavras-chave: CMAPD
Fed
Óxidos de fe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6418
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
allan_hoepers2.pdf80.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.