EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6417
Tipo: Artigo
Título: CAPACIDADE MÁXIMA DE ADSORÇÃO DE FOSFORO DA FRAÇÃO ARGILA DESFERRIFICADA DE AMOSTRAS DO HORIZONTE B DE SOLOS DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): HOEPERS, Allan
VILAR, Cesar Crispim
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
FURUYA, Ernâni Massao
Resumo: A mineralogia dos solos tropicais e sub-tropicais é dominada por caulinita e óxidos de ferro e alumínio e em menor percentagem, minerais de argila 2:1. Estes minerais apresentam cargas elétricas. Além da presença destes minerais outros atributos do solo podem afetar a adsorção de P. Foram utilizadas 10 amostras da fração argila, provenientes do horizonte B de Latossolos, Argissolos, Nitossolos e Chernossolos do Estado do Paraná. Nas quais foram determinados os teores de Fe e Al extraíveis com ditionito-citrato-bicarbonato (FeDCB e AlDCB). A capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAF) da fração argila desferrificada e natural e a área superficial específica da primeira. Depois foram relacionadas. Nos solos estudados, os teores de FeDCB e AlDCB, tiveram uma ampla variação. A CMAF da argilaDCB foi influenciada positivamente pela ASE. Além dos óxidos e hidróxidos de Fe e Al, outros minerais podem contribuir significativamente para o aumento da CMAF dos solos.
Palavras-chave: CMAF
FeDCB
Óxidos de fe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6417
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
allan_hoepers1.pdf46.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.