EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6413
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO GRAU DE FUNCIONALIDADE EM VÍTIMAS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ATRAVÉS DO ÍNDICE DE BARTHEL EM DIFERENTES PERÍODOS APÓS INSTALAÇÃO DA LESÃO
Autor(es): SOUZA, Aline Raquel
LANZA, Lílian Tádia Aparecida
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de funcionalidade no desempenho das atividades da vida diária das vítimas de acidente vascular encefálico em diferentes períodos após a lesão, através do Índice de Barthel. Este índice é um questionário com 10 questões fechadas que avalia a funcionalidade do indivíduo no desempenho das atividades da vida diária. Os pacientes foram identificados através dos prontuários da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana da cidade de Sarandi. Foram selecionados 50 pacientes vítimas de AVE do tipo hemorrágico e isquêmico, com idade variando entre 46 e 92 anos. Para verificação do grau de funcionalidade os pacientes foram avaliados no final da terceira semana após o AVE e reavaliados no final do terceiro, sexto e nono meses subseqüentes. Os pacientes com algum grau de dependência na primeira avaliação (22 casos) apresentaram uma evolução média de 30,4 pontos. Entre estes encontravam-se pacientes que realizaram e não realizaram tratamento fisioterapêutico, sendo que a média de melhora na pontuação de evolução dos pacientes que fizeram fisioterapia foi de 36,5 pontos, já a média de melhora dos pacientes que não fizeram o referido tratamento foi 25,4 pontos. Quando estas médias foram submetidas ao teste t, os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significantes, indicando portanto, que a fisioterapia não influenciou na pontuação do Índice de Barthel. No entanto, vale ressaltar que a maioria dos pacientes que não foram submetidos à fisioterapia tinha o Índice de Barthel consideravelmente maior.
Palavras-chave: Índice de Barthel
Paralisia
Reabilitação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6413
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_raquel_souza.pdf47.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.