EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6392
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA COM DIFERENTES ALTURAS DE PASTEJO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
TORMENA, Cássio Antônio
PETEAN, Leonardo Pim
Resumo: A compactação do solo é um processo resultante da aplicação de cargas externas ao solo, em geral atribuída a tensões geradas pelo tráfego de máquinas agrícolas e/ou pisoteio animal, resultando em limitações ao desenvolvimento das raízes. Uma das estratégias de avaliação da qualidade física do solo é a densidade relativa (DR), razão entre a densidade do solo (Ds) medida em amostras indeformadas de solo e a obtida pelo teste de Proctor (Dmax). Os objetivos deste estudo foram verificar possíveis diferenças entre as curvas de compactação obtidas pelo ensaio de Proctor em diferentes alturas de pastejo em sistema integração lavoura pecuária (SILP), bem como determinar a DR. O experimento foi conduzido no Município de Campo Mourão, PR. Os tratamentos consistiram de alturas de pastejo de 7, 14, 21 e 28 cm e um tratamento testemunha não pastejado. Durante o inverno a área era cultivada com aveia + azevém e no verão com soja. Em cada tratamento foram coletados 20 kg de solo e 20 amostras indeformadas da camada de 0-10 cm, para as determinações das curvas de Proctor e das Ds, respectivamente. As curvas de compactação apresentaram resultados semelhantes, com variação de Dmax de 1,366 a 1,372 Mg m-3; e Uc de 0,317 a 0,327 kg kg-1. A maior DR foi observada no tratamento testemunha e a menor no tratamento 21 cm. A maior amplitude de DR foi encontrada no tratamento 21, com uma variação de 77,98 a 96,38%. Verificou-se que o tratamento 28 cm foi o mais restritivo.
Palavras-chave: Curva de compactação
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6392
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wagner_henrique_moreira1.pdf104.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.