EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6389
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CUIDADO RELACIONADO AO ACESSO VENOSO PERIFÉRICO
Autor(es): MEIRELES, Viviani Camboin
VERSA, Gelena Lucinéia Gomes da Silva
INOUE, Kelly Cristina
MATSUDA, Laura Misue
Resumo: Estudo multicêntrico, quantitativo, avaliativo, realizado em dois hospitais universitário públicos, denominados Hospital A (Clinica Médica e Clinica Cirúrgica) e Hospital B (Unidade feminina e Unidade masculina). Com o objetivo de avaliar indicadores de qualidade relacionados ao cuidado de enfermagem com o sistema de Acesso Venoso Periférico (AVP). Os dados foram coletados a partir da observação direta, análise de prescrição médica e de enfermagem, a partir do instrumento de registro e busca ativa (VITURI, 2007) e, a análise da qualidade embasou-se no referencial de Haddad(2004). Os itens com melhor padrão de qualidade foram às lesões cutâneas pós-infiltrativas, e os que apresentaram piores padrões se relacionaram à identificação e validade do AVP e, identificação e validade dos equipos. A instituição B apresentou melhores padrões de qualidade comparados à instituição A. Conclui-se que a qualidade do cuidado de enfermagem com o sistema de AVP apresentou padrões parciais de qualidade, fato que indica a necessidade de atualizações às equipes de Enfermagem no que se refere à terapia intravenosa e aos cuidados inerentes aos seus dispositivos venosos, como forma de melhoria do padrão de qualidade da terapia intravenosa e segurança do paciente.
Palavras-chave: Acesso venoso periférico
Assistência de enfermagem
Cuidados de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6389
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viviani_camboin_meireles.pdf166.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.