EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6388
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DO FARELO DESENGORDURADO SEMENTES DE MUCUNA DEERINGIANA OBTIDOS VIA TECNOLOGIA SUPERCRÍTICA EM SEMENTES DE SOJA
Autor(es): GARCIA, Vitor Augusto dos Santos
LEMOS, Caroline Ortega Terra
SANTOS, Elisangela Mendes dos
SILVA, Camila da
CARDOZO FILHO, Lucio
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da aplicação do farelo desengordurado de Mucuna deeringiana sob sementes de soja (Glycine max (L.) Merrill), obtidos por diferentes condições operacionais, utilizando dióxido de carbono em condições pressurizadas como solvente. As extrações do óleo foram realizadas em unidade de escala laboratorial nas temperaturas de 40 a 60 ºC, e pressões de 150 a 250 bar, fluxo do solvente fixo em 3 mL/min. O experimento foi conduzido em câmara de germinação (25 °C, fotoperíodo de 12 horas para luz e 12 horas escuro), onde avaliou-se a germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG), com contagens diárias durante 7 (sete) dias. A análise dos dados permitiu concluir que a extração do óleo a partir de dióxido de carbono, se mostrou eficiente para concentrar o composto alélopatico L-dopa no farelo, obtendo percentuais de L-dopa entre 1.86 % a 4.65 %, sendo condizentes com os maiores percentuais de óleo. As sementes de soja na presença do farelo desengordurado não apresentaram diferença significativa no percentual de germinação, no entanto, a aplicação do mesmo influenciou significativamente o índice de velocidade de germinação em relação ao tratamento controle.
Palavras-chave: Mucuna deeringiana
Soja
Semente
Dióxido de carbono supercrítico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6388
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vitor_augusto_dos_santos_garcia1.pdf240.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.