EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6384
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA COMPLEXIDADE DA TAREFA E DA REALIZAÇÃO DE TAREFAS DUPLAS SOBRE O PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES
Autor(es): VALLE, Thalles Sanches
PORTO, Alessandra Beggiato
GONÇALVES, Aurélio Grimble Izume
D'ELAQUA, Marco Antonio
MARTINS, Raquel de Melo
Resumo: Em diversas situações, estamos expostos à realização de duas ou mais tarefas concomitantemente. Por exemplo, quando andamos podemos também conversar, carregar uma sacola, pegar um objeto ou falar utilizando um celular. Esta realização de tarefas duplas, entretanto, pode ocasionar em maior demanda atencional. Dentro deste escopo, o presente estudo analisou o efeito da realização de uma tarefa secundária auditiva sobre o tempo de reação. Participaram do estudo 13 homens e mulheres, que realizaram a tarefa de tempo de reação (TR) simples e de escolha no programa Reaction Time Task v2.0 (OKAZAKI 2011). Como tarefa secundária os participantes escutaram um texto com fone de ouvido. Neste texto, foi narrada a explicação das três leis de Newton. Os participantes foram instruídos para realizarem a tarefa de TR e escutarem o texto para tentar compreender o que estava sendo narrado. Maiores tempos de reação foram verificados em função do aumento no número de possibilidades de resposta e do acréscimo da tarefa secundária auditiva. Desta forma, o aumento na complexidade da tarefa ou do acréscimo de outra tarefa probatória aumenta a demanda de processamento de informações.
Palavras-chave: Dupla tarefa
Tarefas duplas
Tempo de reação de escolha
Processamento de Informações
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6384
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thalles_sanches_valle.pdf283.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.