EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6382
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO EM SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): LABEGALINI, Célia Maria Gomes
SCARDOELLI, Marcia Glaciela da Cruz
ZURITA, Robsmeire Calvo
BERTOLINI, Tamillis Kristina Paiva
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Resumo: O objetivo do trabalho foi relatar a experiência na execução de uma oficina sobre pedagogia das ações educativas junto a equipe de uma unidade básica de saúde localizada no noroeste do estado do Paraná-Brasil, utilizando como tema o Diabetes mellitus. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, composto da fase investigativa e fase de ação, escrito na forma de um relato de experiência. Faz parte do projeto de pesquisa docente PEPS – Projeto de Educação para a Saúde: uma proposta de integração universidade-serviço na atenção à saúde e qualidade de vida, vinculado ao grupo de pesquisa GIPS – Grupo de Integralidade nas práticas de saúde e executado no Projeto de Cuidado Integrado II do Curso de Enfermagem do CESUMAR. Na primeira fase, foi utilizada a técnica de observação sistemática e participante, analisando as ações educativas realizadas pelos profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde do noroeste do estado do Paraná - Brasil. A realidade observada foi discutida e seguiu-se para a segunda fase, de natureza educativa pautada na dialogicidade e abordagem crítico-social. A ação educativa foi realizada própria instituição de saúde contando com a participação de aproximadamente vinte profissionais, entre enfermeiros e agentes comunitário de saúde. Espera-se que através dessa ação tenha-se conseguido fazer os profissionais além de refletirem suas práticas mudá-las.
Palavras-chave: Atenção básica
Educação em saúde
Educação para a saúde comunitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6382
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamillis_kristina_paiva_bertolini.pdf100.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.