EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6374
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Calophyllum brasiliense, Mucuna pruriens E Piper regnellii
Autor(es): GONÇALVES, Renata Menoci
LEMOS, Caroline Ortega Terra
GARCIA, Vitor Augusto dos Santos
CARDOZO FILHO, Lúcio
CABRAL, Vladimir Ferreira
Resumo: Foram determinadas as atividades antioxidantes dos extratos das folhas de Calophyllum brasiliense, do farelo desengordurado das sementes de Mucuna pruriens e dos extratos das folhas e caules de Piper regnelli. Para obtenção dos extratos foram feitas extrações com solvente orgânico executadas via soxhlet com hexano e diclorometano e extrações supercríticas, a qual utilizou CO2 como solvente à 60 e 40°C para pressões de 244,1 e 250 bar, respectivamente, sendo o farelo considerado o resíduo das extrações. A atividade antioxidante dos extratos e farelo foi avaliada utilizando a metodologia de redução de DPPH (2,2- Difenil – 1 – picril-hidrazila). Os resultados apontam que os extratos obtidos por extração supercrítica apresentam melhor atividade antioxidante que os obtidos pela extração com solvente orgânico, sendo que os extratos da Piper regnellii apresentaram atividade antioxidante superior às demais plantas, e eles podem ser utilizados como um aditivo natural em indústrias de alimentos, de cosmético e farmacêutica.
Palavras-chave: Atividade antioxidante
DPPH
Extrações com solvente orgânico
Extrações supercríticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6374
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_menoci_goncalves.pdf125.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.