EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6360
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS HOMENS QUE REALIZAM O EXAME DE DOSAGEM DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ-PR
Autor(es): CANNO, Priscila
TEIXEIRA, Mauricio
MELO, Willian Augusto de
Resumo: O câncer de próstata é considerado a terceira causa de morte mais comum entre os homens e a sexta ocorrência mais freqüente de casos novos de neoplasia maligna no mundo. O que representa 9,7% das neoplasias malignas entre homens (sendo 15,3%, em países desenvolvidos e 4,3%, em países em desenvolvimento (PARKIN, 2001). Este trabalho Objetivou caracterizar os homens que realizaram o exame de dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no ano de 2009 em uma unidade básica de saúde do município de Maringá-PR. Optou-se utilizar os prontuários de todos os pacientes que realizaram o exame de PSA no ano de 2009. Constatou-se que 53,5% dos homens que buscaram realizar o exame de PSA eram menores de 60 anos, , desses apenas 1,2% tiveram seu nível de PSA acima de 4,01 Ng/mL, enquanto 7,2% dos homens maiores de 60 anos tiveram seus resultados dos níveis de PSA acima dos 4,01Ng-mL. Percebeu-se aumento da procura pelos homens pelo serviço de saúde, pode–se concluir que idade é um fator desencadeante para anomalias do tipo maligna relação à etnia não houve um relevante demonstrativo que aponte a relação entre a incidência de altos níveis de PSA e a etnia para este estudo, podendo perceber que a existência da relação da idade com o alto nível de PSA, pois 6% dos homens maiores de 70 anos tiveram seus resultados de dosagem do Antígeno Prostático Específico acima dos 4,01 Ng/Ml.
Palavras-chave: Câncer de próstata
Enfermagem
Epidemiologia
Saúde do homem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6360
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscila_canno2.pdf128.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.