EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6354
Tipo: Artigo
Título: EXTRATO DE OLÉO DE NIM (Azadirachta indica) SOBRE A BROCA-DOCAFÉ (Hypothenemus hampei) NA CIDADE DE GRANDES RIOS, PR EM CONDIÇÕES DE CAMPO
Autor(es): SILVA, Pamila Alcaline Almeida da
PROENÇA, Elinara
SCHNEIDER, Larissa Carla Lauer
Resumo: A broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari), é uma praga economicamente importante encontrada na maioria dos países produtores de café, podendo infestar frutos verdes, maduros ou secos e causar danos, como redução no peso e na qualidade dos frutos. O controle da praga tem sido feito exclusivamente por meio de agrotóxicos, em especial o endosulfan. O uso constante desse produto pode ocasionar o desenvolvimento da resistência em populações da praga no campo e a eliminação de inimigos naturais da broca e de outras pragas importantes da cultura, como o bicho-mineiro. Devem ser considerados também os problemas relacionados à contaminação do ambiente, do produtor e do café a ser comercializado o que levam à pesquisa sobre alternativas de controle, incluindo os extratos de plantas. Com isso o objetivo deste trabalho foi testar o extrato de óleo de nim, comparando com os efeitos do endusulfam. Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que a pulverização do óleo de nim pode levar os insetos à morte por contato e também pela ingestão da parte externa dos frutos contaminados, bem como pode causar repelência, resultando em níveis mais baixos de penetração pela broca nos frutos de café que chegaram a apenas 5% (p<0.05), enquanto que no controle o número de frutos brocados chegou a 70% (p<0.05).
Palavras-chave: Inseticidas naturais
Café
Óleo de nim
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6354
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pamila_alcaline_almeida_silva.pdf124.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.