EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6353
Tipo: Artigo
Título: EVOLUÇÃO DAS MICROEMPRESAS NOS SETORES DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS NA CONURBAÇÃO CRAJUBAR NO PERÍODO DE 1995 A 2005
Autor(es): FERREIRA, Nara dos Santos
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
Resumo: As microempresas exercem um importante papel para o desenvolvimento econômico e social do país, já que são responsáveis pelo maior percentual de estabelecimentos no Brasil. Tais empreendimentos são lembrados, em sua maioria, pela sua função social de geração de emprego e renda e da participação no desenvolvimento regional e local. Dessa forma, pretende-se com esta pesquisa demonstrar a evolução das microempresas dos setores de serviços, comércio e indústria da conurbação Crajubar no período de 1995 a 2005. Para a realização da pesquisa foram utilizados os dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais, disponível nas bases de dados em CD-ROM e instituições como o Sebrae. De posse dos dados processou-se a análise tabular e descritiva, culminando, assim, na corroboração de que as microempresas contribuem para o desenvolvimento da Conurbação Crajubar. Além disso, a pesquisa evidenciou também que os microempreendimentos evoluíram significativamente em número com destaque para o setor comercial. Em suma, visto a relevância desses estabelecimentos para a economia deve-se incentivá-las como meio a uma eficaz promoção do desenvolvimento local.
Palavras-chave: Conurbação crajubar
Desenvolvimento local
Microempresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6353
Data do documento: 25-Set-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nara_dos_santos_ferreira.pdf114.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.