EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6349
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DE CUIDADORES DOMICILIARES E DE IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU- PR
Autor(es): FACHINELLO, Ângela Caroline
SANTOS, Marieta Fernandes
FALLER, Jossiana Wilke
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo que tem como objetivo caracterizar o binômio idoso/cuidador familiar quanto ao perfil sócio demográfico e aspectos do cuidar em saúde. Realizou-se o levantamento de dados junto aos idosos com algum grau de dependência e de seus cuidadores principais em Unidade de Saúde da Família de 02 Distritos Sanitários (Norte e Sul) da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná. A amostra deste estudo compreende 18 cuidadores familiares e 18 idosos dependentes de cuidados. O cuidador informal em 100% (n=18) das entrevistas apresentou-se como sendo um cuidador familiar, predominantemente feminina, apenas 01 (5,5%) era do sexo masculino; 07 (38,8%) cuidadoras eram filhas dos idosos; 16 (89%) casadas e todos os cuidadores vivem no mesmo domicilio que o idoso que necessita de cuidados. Quanto aos idosos constatou-se que apresentam baixa escolaridade e que apesar de 100% (n=18) dos idosos serem aposentados, 72,2% (n=13) são dependentes financeiramente de sua família. Dentre as patologias apresentadas pelos idosos foram as sequelas de Acidente Vascular Cerebral, contabilizando 27,8% (n=05) dos idosos, e o Mal de Alzheimer acometendo 27,8% (n=05) dos idosos. A maioria das cuidadoras refere não ter tido orientações para cuidar do idoso, bem como não recebem visitas domiciliares com frequência pela Equipe de Saúde da Família. Espera-se que esses dados contribuam para nos alertar da importância de olharmos de modo diferente para os cuidadores domiciliares e idosos, estimulando as visitas domiciliares e o registro mais adequado dos cuidadores domiciliares na estratégia de saúde da família em nosso município.
Palavras-chave: Perfil
Cuidadores
Idoso
Atenção básica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6349
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marieta_fernandes_santos.pdf113.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.