EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6348
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO GRAU DE MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL DE TRATAMENTO DA OBESIDADE
Autor(es): CAVALCANTE, Mariana Freitas Borges
NARDO, Cláudia Christina Sanchez
HINTZE, Luzia Jaeger
NARDO JÚNIOR, Nelson
Resumo: O sobrepeso e a obesidade têm sido alvo de pesquisas em diversos países devido às proporções alarmantes que o problema tem atingido na sociedade ocidental. Programas de prevenção e tratamento têm sido implementados, e estratégias de intervenção estudadas com o objetivo de se chegar aos melhores resultados. Tendo essa temática como objeto de estudo, o Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – UEM/Maringá desenvolveu um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade para atendimento de adolescentes entre 11 e 18 anos. Este programa conta com a participação de profissionais da Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina, que realizam uma intervenção integrada. Um dos fatores avaliados no programa, objeto do presente estudo, foi o grau de motivação dos adolescentes ao longo do período de participação no projeto. Tal parâmetro foi avaliado por meio de instrumento utilizando a escala Likert. Verificamos que o índice de adolescentes que apresentaram grau elevado de motivação é alto e aumentou do início ao fim do período de intervenção. Foram verificadas diferenças significativas no grau de motivação dos adolescentes em todos os meses de intervenção, sendo que o número de adolescentes muito motivados foi significantemente maior. A taxa de desistência (drop out), por sua vez, foi relativamente baixa (16%), em comparação com outros estudos semelhantes realizados em diversos países. Concluímos que os critérios adotados no planejamento do projeto tem sido satisfatórios, no que se refere aos parâmetros destacados neste estudo.
Palavras-chave: Aderência
Adolescentes
Motivação
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6348
Data do documento: 25-Set-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_freitas_borges_cavalcante.pdf142.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.