EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
Tipo: Artigo
Título: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autor(es): LOPES, Mariana Aparecida
BARZAGHI, Natália Aparecida
Resumo: Segundo a abordagem dialógica da Educação em Saúde, a ação educadora deve tomar como partida as necessidades do educando e considerar sua realidade. Neste sentido, um grupo do Programa de Educação pelo trabalho na Saúde (PET-SAÚDE) da Universidade Estadual de Maringá, vislumbrou a possibilidade de, conhecer e desenvolver estratégias de Educação em Saúde junto a uma equipe e seus usuários, através da atuação nos encontros de Hiperdia da equipe da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica local. Para tanto foram realizados um encontro com a equipe e quatro com os três grupos de Hiperdia, as atividades aconteceram a partir de perguntas norteadoras que visavam suscitar dúvida e debate acerca de temas concernentes à Hipertensão e à Diabetes. A interpretação do conteúdo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da proposta da análise temática. Notamos uma mudança em relação à prática no grupo que outrora restringia-se a prescrição e distribuição de medicamentos, os usuários mostraram-se satisfeitos, dispostos e interessados em conhecer o tema, contudo, o objetivo de envolver a equipe nas atividades não aconteceu satisfatoriamente, necessitando fomentar ações de educação em saúde de forma dialógica, e não àquelas ligadas ao modelo biomédico de atenção à Saúde.
Palavras-chave: Centros de saúde
Educação em saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_aparecida_lopes2.pdf115.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.