EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6344
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MARINGÁ, PR, BRASIL
Autor(es): LOPES, Mariana Aparecida
NOGUEIRA, Iara Sescon
OBICI, Simoni
Resumo: Estima-se que 80% da população mundial depende da fitoterapia no que se refere à atenção primária em saúde, e grande parte destes tem nas plantas a única fonte de medicamentos. O presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil da comunidade, pertencente à equipe 10 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros, em Maringá, Paraná, em relação ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos, para, a partir destes resultados oferecer assistência à população, baseando-se no conhecimento popular e científico. Os dados foram coletados no período de novembro de 2010 a fevereiro de 2011, na área de abrangência da equipe 10 da ESF do NIS Pinheiros. A equipe de pesquisadores realizou as entrevistas intercalando os domicílios. Foram aplicados 95 questionários. Observou-se que 24,2% dos entrevistados utilizam plantas medicinais com frequência, 40% utilizam esporadicamente e 35,8% não utilizam. Entre as pessoas que utilizam, a forma de aprendizagem sobre as plantas medicinais mais citada foi através de ancestrais e amigos. As plantas medicinais mais citadas foram: hortelã, boldo, camomila, erva cidreira e guaco. Quando perguntados se plantas medicinais somente fazem bem à saúde, 68,5% de todos os entrevistados acreditam que plantas medicinais ou medicamentos feitos a base de plantas não causam nenhum mal à saúde. A partir destes resultados, vimos que é importante o desenvolvimento de uma terapêutica alternativa e complementar, que possa ser ofertada à população pelo Sistema Único de Saúde, visando obter resultados terapêuticos definidos, com conseqüente melhora na sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Estratégia saúde da família
Fitoterápicos
Plantas medicinais
Uso racional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6344
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_aparecida_lopes.pdf150.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.