EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
Autor(es): SILVA, Maria Carolina dos Santos e
BONGIORNO, Vagner Alexandre
AZEVEDO, João Lúcio de
PAMPHILE, João Alencar
Resumo: Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros.Os endófitos habitam um nicho ecológico bastante semelhante àqueles ocupados por fitopatógenos que permite controlá-los por competição, produção de substâncias antibióticas, parasitismo, ou mesmo induzir o vegetal a desenvolver resistência à doença. O maracujazeiro é uma planta de clima tropical, encontrado em todo território brasileiro, onde apresenta excelentes condições ecológicas para o seu cultivo. O fitopatógeno Fusarium sp. causa doenças de plantas, como feijão, milho e uva, afetando economicamente a agricultura. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da atividade antagonística de isolados endofíticos foliares de maracujazeiro contra o fungo fitopatogênico Fusarium sp. A técnica de Cultura Pareada: os fungos endofíticos e o fitopatógeno foram repicados e inoculados em placas de Petri contendo meio BDA e incubados a 28°C por sete dias. Após esse período, retirou-se fragmentos de 6mm² de cada um dos fungos endofíticos e do fitopatógeno que foram inoculados em placa de Petri em pólos opostos, mantendo distância de 2cm entre os dois fungos testados. Os testes foram realizados em triplicata, inoculados a 28°C por sete dias. O Índice de Antagonismo (AI) foi calculado para todas as linhagens endofíticas testadas de acordo com a fórmula: AI = (RM-rm)/RMx100. A análise das interações endofíticas foi baseada na escala de Badalyan de acordo com três tipos de interações A, B, C. Os endófitos apresentaram índice de antagonismo entre 47% a 69% contra o fitopatógeno Fusarium.
Palavras-chave: Endófitos
Maracujazeiro
Cultura pareada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_carolina_santos_silva.pdf120.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.