EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6339
Tipo: Artigo
Título: CONSIDERAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE UM CURSO DE UMA UNIVERSIDADE SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): CASTRO, Luciana Paula Vieira de
MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida
Resumo: Um dos grandes problemas relacionados à educação brasileira é a evasão, que atinge diversos níveis de ensino, desde a educação básica ao ensino superior, causando prejuízos para todos, mesmo que indiretamente. Neste trabalho propôs-se realizar um estudo de caso referente à evasão do curso de Ciências Biológicas – modalidades Bacharelado e Licenciatura – de uma Universidade Estadual do Paraná. A formação superior é vista como uma forma de qualificação e inserção no mercado de trabalho, ficando difícil imaginar que o abandono ocorra neste nível de ensino. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, através de entrevistas com: duas docentes que já foram coordenadoras e a atual coordenadora dos referidos cursos buscando verificar a percepção que estas possuem sobre a evasão no ensino superior e nos referidos cursos, saber se foi possível perceber indícios de que os acadêmicos iriam evadir-se antes de tal ação e verificar se atualmente é tomado medidas a fim de minimizar os casos de evasão na universidade. Concluiu-se que na Universidade não havia até o momento da pesquisa, programas para diminuição dos índices de evasão. Foi possível notar que a coordenação dos cursos estudados esteve disposta a auxiliar nas dúvidas dos alunos e prestarem informações sobre o curso e atividades acadêmicas, porém geralmente quando os alunos se evadem não buscam este tipo de auxílio, saindo do curso na maioria das vezes sem comunicar a Universidade. Estes resultados indicam que é necessário dar mais suporte aos acadêmicos.
Palavras-chave: Evasão escolar
; Evasão escolar sob a ótica dos dirigentes
Evasão nos cursos de graduação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6339
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_paula_vieira_castro3.pdf145.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.