EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6338
Tipo: Artigo
Título: FLUTTER EM SUPERFÍCIE AERODINÂMICA
Autor(es): SOUZA, Lucas Ferreira de
VIEIRA, Zedequias Cavalcanti
SILVA, Luiz Henry Monkey e
Resumo: Neste trabalho é estudado o fenômeno denominado flutter voltado à aerodinâmica. Isto se constitui em problema crítico enfrentado pelos projetistas de aeronaves, principalmente as projetadas para grande desempenho onde é necessário reduzir o peso e controlar as cargas aerodinâmicas (JUNIOR et all, 2007). Um exemplo de análise é verificado para uma asa modificada com objetivo de amenizar o problema causado por flutter. Segundo Junior et all em seu artigo “Desenho de uma vibração Experimental em um Sistema de montagem”, os parâmetros técnicos característicos foram comprovados por meio de ensaios em túnel de vento e os resultados são relatados em diagramas apropriados. O objetivo do presente estudo é explicar o fenômeno em si, quais são as causas e seus efeitos, de maneira qualitativa, mas justificada pela modelagem matemática envolvida no problema, identificando principalmente os parâmetros de controle do fenômeno. Inicialmente, são estabelecidos os principais conceitos de flutter em superfícies aerodinâmicas, com a finalidade de explicar o fenômeno, com base no modelo de asa, descrito em Junior et all, os ensaios feitos e os resultados, de maneira sistematizada.
Palavras-chave: Aerodinâmica
Asa
Engenharia
Flutter
Túnel de vento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6338
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_ferreira_de_souza.pdf154.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.