EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6337
Tipo: Artigo
Título: ETAPAS NA PRODUÇÃO DE COMBUSTIVEL PARA UMA USINA NUCLEAR
Autor(es): SOUZA, Lucas Ferreira de
MOREIRA, Luana Thayse
LUCIANO, Arquimedes
Resumo: O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) trouxe, como proposta para a retomada do programa nuclear brasileiro, a construção de Angra 3, projeto iniciado há mais de vinte anos e que sofreu uma grande paralisação, sendo prevista, agora, sua conclusão em 2015 (ASSAD, s/d). O presente projeto explica como esse processo ocorre no Brasil, sendo já responsável pela alimentação das usinas de Angra 1 e Angra 2 (GODOY, s/d). A extração do combustível, o urânio, no minério de urânio é feita em Caetité, na Bahia, onde se necessita de grande planejamento para que não haja grandes impactos ambientais, no qual deve ser abordadas questões como a utilização da água, recuperação de área degradada e geração de poeira (GODOY, s/d). O país usa a tecnologia de ultracentrifugação para enriquecimento do urânio, que chega a fatores de enriquecimento pequenos mais suficientes para torná-lo combustível nuclear (GODOY, s/d.). Por final, na cidade de Resende, Rio de Janeiro, o urânio é convertido em forma sólida e é levado para as usinas nucleares. A tecnologia de ultracentrifugação foi desenvolvida pela marinha brasileira, em sigilo e em paralelo ao programa nuclear brasileiro, por volta de 1982 (OLIVEIRA, 1996). A pesquisa é de cunho bibliográfico, sendo utilizados artigos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), artigos publicados pela Eletronuclear, entre outros. Como resultado, observou-se que o atual sistema de extração e transporte do urânio no Brasil é precário, apresentando altos riscos de contaminação aos envolvidos no processo.
Palavras-chave: Angra
Combustível nuclear
Ultracentrifugação
Urânio
Usinas nucleares.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6337
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_ferreira_de_souza1.pdf190.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.