EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6331
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE DURAÇÃO DE VIDA E DE ELONGAÇÃO FOLIAR DE GRAMÍNEAS NATIVAS SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA NO OUTONO
Autor(es): SOARES, Liane Seibert Ustra
SANTOS, Aline Bosak dos
QUADROS, Fernando Luiz Ferreira de
COSTA, Nayana Roveder da
HUNDERTMARCK, Anelise Pereira
Resumo: O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar a duração de vida (DVF) e de elongação foliar (DEF) de gramíneas nativas sob adubação nitrogenada de abril a junho de 2010. Os tratamentos foram zero e 200 kg/ha de nitrogênio (N) sob a forma de uréia. Foram avaliadas as DVF e DEF das espécies pertencentes a diferentes tipos funcionais (TF – A, B, C e D): Andropogon lateralis (B), Aristida laevis (D), Axonopus affinis (A), Erianthus angustifolius (D), Paspalum notatum (B), Paspalum plicatulum (C), Piptochaetium montevidense (C) e Sorghastrum pellitum (D). Os dados foram analisados por testes de Naleatorização com o software Multiv. Houve diferença significativa para as DVF e DEF, entre os TF e entre as espécies estudadas. As espécies E. angustifolius, A. laevis e P. plicatulum demonstraram maior DVF em relação as demais espécies. Entretanto A. affinis e A. lateralis demonstraram maiores valores para a variável DEF, enquanto E. angustifolius e A. laevis, menores. Estes resultados possibilitam observar a influência das temperaturas de outono sobre as variáveis morfogênicas de gramíneas nativas. A adubação nitrogenada não altera a DVF e DEF na estação do outono. A classificação segundo a tipologia funcional apresenta tendência à separação dos tipos em dois grupos, segundo as variáveis analisadas.
Palavras-chave: Manejo
Morfogênese
Tipo funcional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6331
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liane_seibert_ustra_soares2.pdf105.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.