EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6329
Tipo: Artigo
Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DO PORTADOR DE SINDROME DE DOWN
Autor(es): TRIACA, Leonardo
NUNEZ, Elizabeth Emma Soares de
ZILLY, Adriana
Resumo: Com a política de inclusão de crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas, cabe aos professores à função de atender essas crianças portadoras de deficiências físicas e/ou mentais. Cada um destes alunos especiais exige do professor práticas pedagógicas e um tempo de interação diferenciados, porque cada indivíduo tem uma demanda em termos de metodologia de ensino e aprendizagem, o que exige do educador uma atenção especial. A escola, mesmo não estando preparada física e psicologicamente, não pode deixar de atender essas crianças, em especial os portadores de Síndrome de Down (SD). Diante da importância do papel do professor das séries inicias na preparação de alunos portadores de NEE, surgiu à preocupação de traçar o perfil desses profissionais, visando avaliar o conhecimento e a percepção desses profissionais sobre como o trabalho pedagógico é oferecido a estes alunos sindrômicos na inclusão escolar. Um questionário de auto-preenchimento foi utilizado em 09 escolas da rede pública de ensino das séries iniciais de Foz do Iguaçu/PR, escolhidas por sorteio, onde 137 professores aceitaram fazer parte da pesquisa. Verificou-se que a maioria desses profissionais não está preparado para receber os alunos NEE, em especial com SD, e muitos têm dúvidas sobre a inclusão escolar ser mesmo o melhor caminho para essas crianças. Como a inclusão escolar já é uma realidade, os docentes deveriam estar mais capacitados para educar e tornar esses alunos cidadãos engajados na sociedade.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Síndrome de down
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6329
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leonardo_triaca2.pdf197 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.