EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6321
Tipo: Artigo
Título: DESTINO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETO DAS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS
Autor(es): STROHER, Raquel
STROHER, Ana Paula
DAMASCENO, João Walker
Resumo: No Brasil, a utilização de agrotóxicos nas culturas agrícolas tem aumentado anualmente, gerando preocupação entre todos os agentes envolvidos com a produção, revenda e uso desses produtos. Diante dessa complexidade e das determinações da legislação, diversos agentes atuantes na produção agrícola se envolveram através de um programa para dar o destino adequado às embalagens vazias de agrotóxicos. A etapa final desse processo de destinação é a reciclagem ou a incineração, cuja responsabilidade compete ao inpEV. São incineradas as embalagens não laváveis (5% do total) e as embalagens que não foram tríplice-lavadas pelos agricultores. Atualmente, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado são passíveis de reciclagem. Os recicladores recebem e reciclam as embalagens vazias com a segurança, qualidade e rastreabilidade necessárias ao processo, produzindo artefatos previamente analisados pelo inpEV. Portanto, o destino ambientalmente correto das embalagens vazias de agrotóxicos é uma questão de grande importância e deve ser amplamente divulgado, pois o funcionamento efetivo desse sistema só irá ocorrer se cada um dos agentes atuantes na cadeia agrícola cumprir corretamente sua função.
Palavras-chave: Agrotóxicos
Embalagens
Incineração
Reciclagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6321
Data do documento: 25-Set-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joao_walker_damasceno.pdf192.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.