EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6315
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA, AO LONGO DA CADEIA PRODUTIVA DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus), NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): SOUZA, Gabriel Marcos Domingues de
RICIETO, Ana Paula Scaramal
BÔAS, Gislayne Trindade Vilas-
GIORDANO, Lucienne G. Pretto
BÔAS, Laurival Antonio Vilas-
Resumo: A piscicultura é uma atividade que tem crescido muito nos últimos anos. Juntamente com o desenvolvimento dessa atividade é importante também avaliar a qualidade sanitária do processo bem como possíveis impactos da aquicultura no ambiente. Buscando analisar a qualidade microbiológica da água, ao longo da cadeia produtiva de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) na região norte do Paraná, este trabalho pesquisou a presença de microrganismos indicadores de contaminação ambiental nas águas de criação. Foram avaliados amostras de tanques de produção de alevinos, criação e engorda dos peixes, em tanques do tipo rede e escavado, e água de lavagem dos filés em frigorífico. Dois grupos de microrganismos foram escolhidos como indicadores, os coliformes e os aeróbios totais. Dentro do grupo coliformes foram avaliadas a presença de coliformes totais (CT) e fecais (CF), representados por E. coli além microrganismos aeróbios totais (AT). Para identificar a quantificar esses microrganismos foram utilizados kits comerciais, (Petrifilm™AC e EC da 3M ) onde microrganismos foram quantificados. Os resultados obtidos para CT mostraram concentrações elevadas como os observados na amostra referente ao ponto de lavagem de filé na estação A onde se encontrou 41.000 UFC/100 mL e na estação E de 7.200 UFC/100 mL. Os resultados obtidos para AT estão em sua maioria dentro dos padrões da legislação. As amostras coletadas na estação A no ponto de depuração apresentou 6.800 UFC/100 mL, na estação E foram contadas 6.000 UFC/100 mL, na estação C um total de 4.800 UFC/100 mL e nas estações B e D foram observadas 1.600 UFC/100 mL. Os resultados obtidos para coliformes fecais foram evidenciados somente em amostras da estação A em três pontos de coleta, depuração (100 UFC/100 mL), córrego (1.500 UFC/100 mL) e lavagem (300 UFC/100 mL), entretanto somente a amostra do córrego está acima do parâmetro permitido pelo CONAMA.
Palavras-chave: Aeróbios totais
Coliformes totais
Fecais
E. coli
Tilápia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6315
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabriel_marcos_domingues_souza.pdf124.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.