EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
Autor(es): MOREIRA, Flavia Carolina
ITA, Adriana Gremes
GARCIA, Vitor Augusto
BONATO, Carlos Moacir
Resumo: Os produtos secundários dos vegetais despertaram grande interesse na comunidade científica, desde a descoberta de que muitos deles possuem funções ecológicas. Neste contexto, se destaca os óleos essenciais, que além de outras funções, podem atuar como inibidores da germinação de sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do óleo essencial de Schinus molle na germinação e no crescimento de plântulas de soja. Para tanto, sementes da cultivar BRS 232 foram colocadas para germinar em papel germitest previamente umedecido com as diferentes concentrações do óleo essencial (0%, 0,05%, 0,5% e 1%), que constituíram os tratamentos. Avaliou-se a germinação, o número de plântulas normais, por meio da primeira contagem do teste padrão de germinação, o comprimento de plântula e biomassas fresca e seca. A atividade da enzima catalase foi determinada nas raízes das plântulas com a finalidade de investigar seu comportamento perante os tratamentos propostos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com 4 repetições. O óleo essencial de Schinus molle, pincipalmente nas maiores concentrações, possivelmente provoca uma mudança no metabolismo das sementes e plântulas de soja, sendo responsável pela redução dos valores nas variáveis analisadas. Exceto a atividade da enzima catalase, sugerindo que o aumento de sua atividade deve-se ao acréscimo do estresse oxidativo no meio celular.
Palavras-chave: Crescimento
Germinação
Produtos secundários
Soja
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_carolina_moreira_2.pdf118.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.